Pão por Deus – uma tradição… portuguesa com certeza!

Hoje quando fui levar o Ki ouvi, numa vila ainda meio adormecida, ecos de vozes de crianças gritando: “Pão por Deus!”. Senti o meu coração a esboçar um sorriso cúmplice!

Lembro-me que a primeira vez que ouvi falar desta tradição do Pão por Deus estava a viver em Barcelona (pois é!) enquanto falava com um cliente português. A semelhança com o Halloween foi cada vez mais evidente à medida que a nossa conversa decorria, apesar dos seus contornos cristãos, e lembro-me de ter ficado entusiasmada por ter descoberto mais uma tradição popular portuguesa, e ao mesmo tempo intrigada por nunca ter ouvido falar dela.

A verdade é que não estava preparada e não tinha feito pão nem bolos para oferecer a esta encantadoras meninas hoje, pelo que tive de improvisar. Mas é uma delícia constatar que nesta pacata vila esta tradição ainda se cumpre! Para o ano estarei melhor preparada!

Quem precisa do Halloween quando temos Pão por Deus?!? : )

Imagem

Desejo-vos um feliz Samhain! Que um ciclo se encerre para que outro se inicie cheio de amor, saúde, trabalho e muita muita paz!

Deixe um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s