Amor Crú, O Regresso

Sendo alentejana fui criada a pão. Entre outras coisas, claro está! Mas pãozinho alentejano quentinho com manteiga a derreter… vá! Come-se ao pequeno-almoço, para entreter o estômago antes do almoço, com a açorda ao almoço, ao lanche, para entreter o estômago antes do jantar, e para molhar sopinhas no molho ao jantar… e eventualmente antes de dormir, lá se faz também uma torradinha com “fatias de manteiga” para ir para a cama aconchegadinho.

Para mim, o pão esteve sempre presente e é um dos alimentos que tenho mais dificuldade em prescindir, apesar de me sentir incomodada e inchada sempre que como pão branco. Mas se não tivermos tempo de fazer o nosso pão com farinhas não refinadas, ou se simplesmente não apetece, o que há no supermercado que não seja pão branco é inacreditável: pão com infindáveis Es…

Assim, tenho andado em busca do pão e das bolachas perfeitas! É realmente algo sem o qual não passo! E se for crú, tanto melhor! Nada melhor que bolachinhas cruas para evitar ter aqueles desejos inusitados de pão!

Fizemos na semana passada, estas fantásticas bolachas de couve-flôr e sementes de sésamo. Sim! Couve-flor! São deliciosas! Tanto que este sábado tivemos que fazer outra “fornada”! (Grata Sara, pela dica do website!❤ ) Como não tinha sementes de sésamo preto à mão, usei apenas sementes de sésamo branco. Mnham!

bolachas cruas

bolachas cruas

bolachas cruas

bolachas cruas

Como queria umas bolachinhas doces, decidi fazer bolachas de cânhamo e sésamo. Eu pessoalmente não gostei. Tinha um travo amargo que não me convenceu. É certo que andava com a garganta inflamada e talvez isso tenha evitado que pudesse degustar a bolacha como devia ser. Enfim… Mas, esta bolacha foi um grande sucesso com o Ki! Devorou-as num instante!

bolachas cruas

bolachas cruas

bolachas cruas

bolachas cruas e sumo verde

bolacha de couve flor (esq) e bolacha de cânhamo (dta)

Sabem quando apetece batatas fritas? E pensamos, “Vá lá, sabes que isso nutricionalmente é uma nulidade! Come uma maçã, vá!” Mas não nos apetece a maçã, ora essa! Apetecem batatas fritas! Pois descobri o que nos pode saciar! Courgete! Yap, courgete! Lembro-me que já tinha feito uma vez com uma receita deliciosa mas não me lembro onde tenho a receita, mas desta vez usámos esta. Sabe a batata? Não, pois não é batata! Mas sim que sacia esse desejo de batatas fritas e é super simples de fazer, delicioso, saudável e crú! Esta sábado, uma vez que estava a usar o desidratador, tive que fazer mais pois  acabam no dia em que se fazem. Tenho que arranjar um desidratador maior!😉

courgete

courgete

courgete

Tenho mais umas experiências no desidratador que partilharei noutro dia!

E vocês que andam a experimentar na vossa cozinha?

Deixe um comentário...

