O que se cozinha por aqui: hummus e paratha

Sabem quando não apetece cozinhar? Aposto que sim! E quando não apetece comer… assim… nada em especial… talvez só picar qualquer coisa? Também, certo? E quando não apetece cozinhar e, juntando muita força de vontade, quanto muito fazer apenas qualquer coisa para petiscar, assim tipo… muito rápido? Hum, hum. Já todas passámos por isso, verdade?

Pois, a minha solução normalmente é hummus! Hoje em dia faço tudo a olho, mas no início esta era a receita que usava. Faz muitos anos que adaptei esta receita (pois nessa altura não tinha os copos de medidas) e infelizmente não me lembro de onde tirei a original. Mas aqui fica:

Hummus

1 frasco de grão cozido (+- 400gr)

50 gr tahini

35 gr água quente

35 gr azeite

2 dentes de alho (aqui depende do gosto)

1 cc cominhos moídos

1 limão, sumo

sal e pimenta q.b.

Colocar tudo no robot de cozinha ou usar a varinha mágica. E está pronto! Eu pessoalmente rego com óleo de sésamo e polvilho com pimenta caiena, para lhe dar algum picante (e o Ki adora e não refila, logo, a mamã agradece pois não prescinde desse toque picante).

hummus e paratha 029

hummus e paratha 104

O fantástico do hummus (e correndo o risco de desvirtuá-lo, chamemos-lhe então pasta de grão) é que é super versátil mantendo a base grão+azeite+alho+limão. Já fiz com sementes de sésamo à falta de tahini, com cominhos, sem cominhos, com tomate seco, e até mesmo sem limão. Junto cenoura ralada, ou salsa, ou coentros, ou tudo isso, ou como a simples pasta de grão! E é sempre maravilhoso e tão nutritivo!

E os miúdos adoram pois não só é saboroso como podem mergulhar pedaços de pão, bolachas de arroz ou legumes crús (os nossos favoritos são bróculos, couve-flor e aipo) ou ainda fazer pinturas com os dedos cheios de hummus na toalha de mesa. Ah, pois é!

Mas e quando de repente olhamos para o saco do pão e este está vazio ou o pão não chega? E quando precisamos de pão para “à bocado” e não temos tempo de fazer (preparar, amassar, levedar, amassar, levedar, cozer…)? É-vos familiar? A mim acontece-me muitíssimas vezes. Especialmente porque raramente compro pão. Mas também para isto tenho solução! Paratha! Pão de trigo integral indiano feito na frigideira! É super rápido e a criançada pode ajudar! Vejam o vídeo pois só assim nos damos conta do fácil que é!

hummus e paratha 241

hummus e paratha 033

hummus e paratha 057

hummus e paratha 074

hummus e paratha 182

As minhas parathas não ficam assim redondinhas como as da Sra. Manjula, mas ficaram seguramente tão deliciosas como as dela. Eu fiz a receita a dobrar. Nessa noite acompanhámos com o hummus e, na manhã seguinte, estendi a massa para comermos paratha quentinha ao pequeno-almoço barrada com tahini e mel.

É o que dá quando (re)encontramos um livro de cozinha indiana e de repente apetece fazer todas aquelas deliciosas receitas! Nada como revisitar livros de cozinha para nos devolver alguma vontade de cozinhar! Caril de soja. Feito. Paratha. Feito. Próximo: paratha recheada com batata? Talvez pakoras?… hummm…

E vocês que andam a cozinhar?

Deixe um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s