E passou a Páscoa…

Para mim, um dos maiores desafios enquanto mãe é evitar os excessos de doces, e a consequente energia-quase-neurótica de crianças “açucaradas”, nestas celebrações familiares. A verdade é que em casa não usamos açúcar e sempre que faço algo doce uso alternativas naturais como tâmaras, agave ou mel e até à data tenho conseguido controlar a quantidade de doces, mesmo esses, que o Ki ingere.

Contudo, com a família perto, torna-se efectivamente um desafio, especialmente pela nossa tradição gastronómica – da boa mesa e do bem comer – mas também pela cultura do excesso (ok, ok, tradicionalmente da abundância). Mas hoje, em que comemos até rebolar da mesa, em que comemos dia-sim dia-sim qualquer coisa doce, estamos bem longe dos tempos em que estas reuniões familiares eram aquela altura do ano em que se fazia um bolo ou se ofereciam umas amêndoas ou um chocolate.

-Coitadinho do menino que nem um bolinho pode comer! Dá-lhe lá um chocolatinho, não sejas assim!

Reconhecem? Pois! Esta Páscoa o Ki recebeu o seu primeiro ovo de chocolate. Porque todos os meninos recebem um e ele ficaria sentido se não recebesse. Convém lembrar que ele tem 2 anos, não sabe que é tradição dar um ovo de chocolate na Páscoa e como provou chocolate duas vezes na vida não sente falta nem pede por algo que ele nem sabe exactamente o que é (e provou apenas nas últimas 2 semanas, sendo que uma vez foi numa sessão de pintura com chocolate na creche – e inevitavelmente terá chupado os dedos… pois claro! – e outra quando, apesar da mãe ter dito não, a avó deu-lhe a lamber a colher da mousse de chocolate) *suspiro*.

É difícil muitas vezes traçar a linha e compreender perfeitamente quando ceder  ou quando manter firmes as nossas convicções sobre como queremos educar os nossos filhos. Mesmo que isso implique sermos consideradas meio loucas! Porque haverá sempre quem, quer pela sua experiência, quer pela ausência desta, tenha opiniões contrárias às nossas. Para mim, é importante que cada uma de nós, independentemente do quão diferente façamos as coisas em comparação com as nossas mães ou as nossas avós, tenha a confiança que o caminho que decidimos trilhar no respeitante à educação dos nossos filhos, a bem ou a mal, é o nosso caminho e que temos sempre espaço para aprendermos a ser melhores mães, para errarmos, para acertarmos, para celebrarmos, para mudarmos de estratégia, para nos recriarmos e para reinventar o mundo que queremos para nós e para eles.

Bom, mas voltando à Páscoa. Para controlar os estragos relativamente à tendência de excessos próprios destas celebrações familiares, decidi fazer ovos de alfarroba mesmo antes de sair para o almoço de família.

ovos

É uma receita crudívora, vegan (se usarem agave), fácil, rápida e deliciosa. Depois de um pedaço de chocolate e das deliciosas merendeiras que a minha avó traz do Redondo, o Ki passava com facilidade a estes ovinhos. Aqui fica a receita:

Ovos de Alfarroba e Amêndoa

1 x amêndoas

1/2 x coco ralado

1/2 x alfarroba em pó

4 cs mel ou agave

1 cc extracto de baunilha (opcional)

pitada de sal

água, q.b.

1. Colocar tudo no robot de cozinha (excepto a água) e processar até as amêndoas estarem moídas bem fino e todos os ingredientes bem incorporados.

2. Juntar água suficiente até ter consistência para fazer os ovinhos e processar (normalmente a mistura começa a “embolar” no robot).

3. Formar ovinhos e levar ao congelador até ficar firme.

Esta é a minha versão! Como devem ter reparado é simplesmente colocar tudo no robot de cozinha! Depois de feitos podem ser passados por coco ralado, canela ou alfarroba em pó.

São deliciosos e são óptimos para a Caça aos Ovos (que se fará assim que o tempo permitir! Sol, estás a ouvir?!?).

ovos2

Deixe um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s