Um detergente para roupa caseiro e amigo do ambiente!

Faz muitos anos, quando comecei a trabalhar com sabão artesanal, fiz algumas experiências de detergentes para roupa, com método a frio. Mas nenhuma me satisfez, não tanto na sua eficácia na roupa, mas essencialmente por nunca ter conseguido a consistência desejada. Utilizei também nozes de saponária, ecoballs e afins. Mas, como uso e trabalho com óleos, necessito algo realmente eficaz e que me lave a roupa, tirando essa gordura especialmente das toalhas. Simplesmente deixei  o assunto para trás e usava detergentes ecológicos (quando os podia pagar) ou detergente normal *whispash* (eu… auto-flagelando-me…).

Sou apologista de não comprar o que posso fazer eu mesma. Além de que a maior parte das marcas de detergentes à venda no mercado faz testes em animais. E acredito com todas as células do meu corpo que todos nós somos responsáveis pela Mãe Terra e precisamos de começar a pensar seriamente nas consequências da negligência com que vivemos nesta “casa” que é de todos. Já era, pois, hora de arregaçar mangas e resolver esta questão pendente do detergente para roupa!

Pesquisando na internet encontramos uma infinidade de receitas, mas eu optei por uma que incluísse bicarbonato de sódio por ser tão eficiente na eliminação de odores na roupa e pelas suas propriedades branqueadoras, especialmente conjugado com o borato de sódio e o carbonato de sódio. Usei sabão para roupa de compra pois de momento não tenho sabão feito por mim (um sabão de castilla com óleo reciclado seria perfeito para esta receita!).

detergente 151

Detergente para a Roupa (x = xícara) —  usar 1/2 x por lavagem

77,5gr sabão ralado
1/2 x bórax (borato de sódio)
1/4 x carbonato de sódio
1/4 x bicarbonato de sódio

1. Aquecer 3 x de água e juntar o sabão ralado até este derreter.

detergente 159
2. Depois de derretido, juntar o bórax, carbonato e bicarbonato, mexendo SEMPRE até dissolver.

detergente 164

detergente 174
3. Juntar 500ml de água quente à mistura e mexer bem. Retirar do lume.

detergente 195
4. Colocar 2 litros e 800 ml de água fria num garrafão, juntar a mistura e agitar. Deixar arrefecer e ir agitando nas horas seguintes, pois irá separar-se à medida que vai gelificando.

detergente roupa

O detergente vai sempre separar-se um pouco, pelo que agitem antes de usar.

detergente roupa2

Esta receita deu-me para cerca de 4,5 litros de detergente. E querem saber quanto custou este detergente para roupa caseiro e amigo do ambiente?

sabão – 0,45€

carbonato – 0,13€

bicarbonato – 0,19€

bórax – 1,38€

TOTAL – 2,15€ por quase 5 l de detergente, sendo que cada lavagem fica em cerca de 0,05€.

E viram o fácil que é fazê-lo?

Como amaciador uso 1/2 x de vinagre de vinho branco por lavagem, colocado no compartimento do amaciador. E não, a roupa não fica a cheirar a vinagre depois de seca! E fica mesmo suave! Quem diria, não é?

12 thoughts on “Um detergente para roupa caseiro e amigo do ambiente!

  1. Muito obrigada pela receita! Este detergente é eficaz para lavar fraldas de pano? Costumo lavá-las a 60º com pré-lavagem, e utilizo um detergente em pó. Como poderia fazer com este? Se juntar todos os ingredientes sólidos será possível utilizá-lo? Que quantidade utilizaria nesse caso? Obrigada!

    • Olá Ana! Eu usaria de forma regular para a lavagem das fraldas de pano, sabendo que as fraldas sujas deveriam previamente ficar de molho em vinagre, bicarbonato de sódio ou bórax (separadamente! ora um ora outro e vê o que funciona melhor) para ficarem mais branquinhas, pois caso contrário ficarão as manchas dos cocós (e mesmo assim às vezes é dífícil tirar!).

      Não te sei dizer como funcionaria com apenas os ingredientes secos, pois nunca experimentei! Mas existem várias receitas online de detergente em pó para a roupa. Mas nunca experimentei. Eu pessoal prefiro líquidos! Pelo menos nos detergentes em pó de compra, especialmente na roupa escura, parece-me que deixa resíduos…

      Espero ter ajudado! Um beijinho!

      • Olá bom dia! Vou experimentar esta semana fazer o detergente, já tenho os ingredientes todos. Posso usar os utensílios de cozinha normais para ralar o sabão, levar ao lume, etc? Onde se compra o borax? Obrigada e beijinhos!

      • Bom dia, Ana! Sim, claro! Poderás usar qualquer utensílio de cozinha para a elaboração deste detergente. Tens apenas que os lavar e enxaguar bem para retirar qualquer resíduo. O bórax compra-se nas farmácias. Normalmente vem em saquetas de 30gr, se não estou em erro. Boas experiências! Um beijinho!

  2. Eu fiz este detergente, lavei uma toalha suja ,as manchas pretas e sairam todas, mas acho que cheira a petroleo, para disfarçar usei amaciador de compra, o seu também tem cheiro forte?

Deixe um comentário...

